Home » Informação Útil, Notícias

Listas candidatas aos órgãos sociais

Nos termos estatutários, terminou no dia 2 de maio o prazo para a apresentação de candidaturas às eleições para os órgãos sociais da Casa da Imprensa, que se realizam no dia 22 de maio próximo. Apresentaram-se duas listas, uma concorrendo apenas ao Conselho Geral e a outra candidatando-se a todos os órgãos associativos.
A lista sorteada como Lista A tem o lema “Diálogo e Participação” e concorre só ao Conselho Geral, sendo proposta por um grupo de 39 associados.
A lista sorteada como Lista B tem o lema “Manter o Rumo, Ganhar o Futuro” e concorre a todos os órgãos sociais, sendo proposta pelo Conselho de Administração cessante.
É a seguinte a composição das listas candidatas, seus proponentes e respetivos programas eleitoriais.

LISTA A – “DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO”.
CANDIDATOS – Efetivos: José Luiz Fernandes, Noélia Oliveira, Jaime Marques de Almeida, Lucinda Moraes, José Carlos Fialho, Otília Leitão, José Leite Pereira, Joaquim Letria, Armando Pereira da Silva, Martins Morim, António Melo, Luísa Ribeiro. Suplentes: Maria Ramos, Orlando César, José António Domingues.
PROPONENTES – Mário Alberto Alves de Cardoso, Artur da Conceição Margalho, Natal Vaz, Adriano Marques de Oliveira, Edite dos Santos Pires Guerreiro, Anabela Gonçalves Fino, Margarida Maria Lopes Machado, João Luís Chasqueira Gomes, Carlos Manuel Pereira Veríssimo, Eduardo Lobão, Armando Fernandes Pires, Maria Carmo G. Gonçalves, Paula Maria Silva Sanchez, Maria Gabriela L. C. B. Chagas, Magda Rebelo da Cunha Viana, Paula Cristina Pinheiro Ferreira, Maria José Rodrigues Garrido, Eduardo Oliveira e Silva, Jorge Oliveira Gonçalves, Nuno Miguel Maia, Ausenda Bastos, Nuno Ivo S. G. de Magalhães, Mário Luís M. de Carvalho, Daniela Leitão de Carvalho, Ana Glória Lucas, Anabela Prista Pereira de Almeida, Sérgio Vicente Pereira da Silva, Maria Filomena C. V. M. de Oliveira, António Manuel dos Santos, Alexandra Ribeiro Fernandes, Rita Oliveira Dias, Humberto Manuel F. G. Costa, Hernâni M. dos Santos Cavalheiro, Ricardo C. Ribeiro Gonçalves, Frederico M. L. M. de Carvalho, Mário Morais M. Monteiro, João Pinheiro de Almeida, Eva Elisa Ribeiro Gonçalves, Zurbach Varela.
MANIFESTO ELEITORAL:
O Conselho de Administração da Casa da Imprensa tem o dever estatutário de apresentar uma candidatura às eleições marcadas para 22 de maio próximo.
Contudo, não fez qualquer contacto com um vasto conjunto de associados sucessivamente eleitos para os órgãos sociais da Casa da Imprensa, desde o ato eleitoral de 2009. Pessoas que desde essa data se têm empenhado no processo de revitalização da Casa da Imprensa.
Essas pessoas manifestaram durante os dois últimos mandatos, num quadro saudável de diálogo livre e democrático, algumas divergências com o pendor tecnocrático que a gestão do Conselho de Administração foi progressivamente impondo na Casa da Imprensa, de modo mais acentuado e evidente no triénio 2015-2017.
Pensamos que tais diferenças não são motivo suficiente para o Conselho de Administração excluir esses associados de um possível consenso em torno de uma lista e de um programa que tivessem o futuro da Casa da Imprensa como finalidade.
E porque pretendemos, legitimamente, participar e contribuir com o nosso conhecimento e dedicação à Casa da Imprensa para a construção desse futuro, decidimos apresentar uma lista candidata ao Conselho Geral.
O nosso objetivo é, como tem sido, colocar as pessoas em primeiro lugar. Os bons resultados financeiros da Casa da Imprensa devem ser um meio, para benefício dos associados. Não um fim em si mesmo.
Sem outros compromissos que não sejam a primazia dos benefícios dos associados, concorremos ao Conselho Geral – órgão de constituição pelo método de Hondt – para estimular a reflexão sobre os desafios que o futuro não deixará de colocar à Casa da Imprensa.

LISTA B – “MANTER O RUMO, GANHAR O FUTURO”.
CANDIDATOS:
Mesa da Assembleia Geral: Presidente, Eugénio Alves; 1º Secretário, Eunice Lourenço; 2º Secretário, Manuel Carlos Freire. Suplentes: Helder Robalo, Cláudia Monteiro, Francisca Leal.
Conselho de Administração: Presidente, Goulart Machado; Vice-presidente, Paulo Silva; vogais, Carlos Lobato, José Fragoso, Luísa Melo. Suplentes: Elsa Alves, Ana Paula Ferreira, Margarida Gomes, Luísa Ferreira.
Conselho Fiscal – Presidente, Helena Garrido, Relatora, Luísa Bessa, Secretário, Sérgio Aníbal. Suplentes: Hélder Martins, Sónia Santos Pereira, Luís Reis Pinto.
Conselho Geral – Efetivos: José António Santos, Lurdes Ferreira, António Borga, Ribeiro Cardoso, Nuno Ribeiro, Cesário Borga, Manuel Carvalho, José Mário Costa, Rui Peres Jorge, Waldemar Abreu, Inês Rapazote, José Nicolau de Melo. Suplentes: Sandro Arruda, António Marujo, Ana Oliveira Sousa Dias.
PROPONENTES – Conselho de Administração cessante.
PROGRAMA ELEITORAL:
A Lista “Manter o Rumo, Ganhar o Futuro”, proposta pelo Conselho de Administração cessante, candidata-se às eleições de 22 de maio de 2018 para prosseguir e desenvolver o trabalho realizado nos anteriores mandatos. A lista alia a experiência com a renovação e o rejuvenescimento.
Os associados candidatos comprometem-se a desenvolver o seguinte programa eleitoral:
Vida Associativa:
- Dinamizar o debate permanente com os associados sobre o futuro da Casa da Imprensa e a sua natureza mutualista.
- Intensificar a comunicação com os associados para facilitar o acesso aos benefícios das modalidades mutualistas.
- Valorizar o papel do Conselho Geral enquanto órgão vocacionado para a reflexão estratégica sobre o futuro da Casa da Imprensa.
Saúde:
- Garantir a todos os associados o acesso a todos os tipos de cuidados de saúde, em regime ambulatório ou em internamento hospitalar, sem prejuízo da opção individual por garantias complementares adequadas ao perfil de cada um e à sua perceção de risco.
- Apostar numa crescente contratualização de serviços que garanta maior transparência e previsibilidade nas condições de acesso aos benefícios que atualmente são assegurados por protocolos ou em regime de descontos.
- Desenvolver os Serviços de Saúde para os associados da Delegação do Porto, com vista a nivelar a oferta com a da sede.
Segurança Social complementar:
- Debater com o Conselho Geral o projeto de criação de uma nova modalidade mutualista de poupança para a reforma e submetê-lo à decisão dos Associados logo que estejam clarificadas as condições legais para tal com a anunciada revisão do Código das Associações Mutualistas,
Ação Social:
- Intensificar a proatividade e a proximidade dos Serviços Sociais.
- Prosseguir o trabalho já iniciado e desenvolver novas respostas que contribuam para a reinserção no mercado de trabalho;
- Apresentar os resultados dos estudos realizados sobre a viabilidade da Casa do Jornalista e o apoio à Terceira Idade e à parentalidade.
Cultura:
- Apostar em parcerias, preferencialmente com outras organizações do setor, que indo além da dimensão comemorativa e ritualista, tenham em conta a realidade do movimento associativo e garantam a qualidade das iniciativas e o seu usufruto pelos Associados, bem como a notoriedade da Casa da Imprensa.
Rigor:
- Manter o rigor na prestação de contas, acautelando a segurança e a rendibilidade dos ativos da Casa da Imprensa.
- Apostar na qualificação dos recursos humanos, na adoção de patrões profissionais de gestão e funcionamento e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos associados.