A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Vida

Fundo autónomo

De acordo com o Regulamento de Benefícios, aprovado em Assembleia Geral, a Casa da Imprensa é a única e exclusiva responsável pelo cumprimento das responsabilidades assumidas perante os subscritores da modalidade de Previdência-Reforma, para o que disporá dos fundos requeridos legal e estatutariamente.

O fundo autónomo da modalidade é constituído pelas quotas pagas pelos subscritores. A constituição de um fundo inicial e, se e quando necessário, o reforço das reservas matemáticas do fundo autónomo são assegurados por dotações extraordinárias do Fundo de Ação Social, em conformidade com o Regulamento de Benefícios e o instrumento de integração do Fundo Especial de Segurança Social dos Jornalistas na Casa da Imprensa.

A Casa da Imprensa estabelecerá contrato juridicamente válido para a gestão dos fundos da modalidade, podendo tal contrato prever a gestão ativa dos fundos ou o mero aconselhamento do Conselho de Administração. Os resultados da gestão são objeto de avaliação regular, feita por entidade externa e independente, com periodicidade mínima anual.

Compete ao Conselho de Administração a escolha das entidades a contratar, legalmente habilitadas e como tal reconhecidas pelas autoridades competentes.

É da competência da Assembleia Geral a fixação, ano a ano, por proposta do Conselho de Administração, das taxas de rendibilidade a aplicar: o rendimento mínimo garantido, que incide sobre o valor das quotas a pagar no ano seguinte (aplicável às subscrições ativas); e o rendimento complementar, que é atribuído a todas as subscrições ativa, suspensas ou fechadas, tendo em conta os resultados do fundo autónomo da modalidade no ano anterior.


Informação complementar em MAIS Vida (ver ao lado, nesta página)

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações