A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotíciasNotícia Detalhe
HomeNotíciasNotícia Detalhe
03 abr 2020

APM-RedeMut e CNIS lançam campanha solidária: “Vamos proteger quem cuida!”


A Associação Portuguesa de Mutualidades (APM-RedeMut, da qual a Casa da Imprensa é associada) e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) lançaram uma campanha nacional de recolha de fundos para adquirir e doar equipamentos de proteção individual (EPI) a entidades da economia social com respostas na área da saúde e do apoio social.

A campanha, como o lema “Juntos, vamos proteger quem cuida!”, decorre de hoje, 3 de abril, até ao próximo dia 9 e os donativos podem ser entregues, através de depósito direto ou transferência bancária, numa conta solidária especificamente aberta para o efeito no Banco Montepio, com o IBAN PT50 0036 0407 99106 019984 28.

A recolha de fundos teve a autorização prévia do Ministério da Administração Interna.

Diariamente, as entidades da economia social cuidam de milhares de pessoas, nomeadamente idosas, com deficiência, em situação de sem abrigo ou com outras vulnerabilidades, mas estão a ficar sem equipamentos que protejam os seus funcionários e utentes.

A APM-RedeMut congrega 24 das maiores associações mutualistas portuguesas, 18 das quais possuem clínicas médicas onde são prestados cuidados primários de saúde. No campo da saúde, dispõem também de dois hospitais, com quatro blocos operatórios, que realizam anualmente cerca de 3000 intervenções cirúrgicas, além de seis farmácias sociais e 14 unidades de cuidados continuados.

Segundo dados fornecidos pelo Observatório Mutualista, em 2016, nas associações mutualistas foram realizadas 198.336 consultas médicas, 1766 atos de medicinas alternativas, 37.774 atos de enfermagem e 437.251 exames complementares de disgnóstico e terapêutica.

Uma semana antes de ser declarado o estado de emergência, a APM-RedeMut, em carta dirigida à secretária de Estado Adjunta e da Saúde e à diretora-geral da Saúde colocou à disposição do Serviço Nacional de Saúde “equipamentos e recursos para colmatar a eventual necessidade de que este sistema possa sofrer, nomeadamente no que respeita a atos médicos e meios complementares de diagnóstico”.

“Estamos totalmente disponíveis”, escrevia a APM-RedeMut, “para colaborar na melhoria do estado de saúde da população, através de uma abordagem de saúde pública, da monitorização e vigilância epidemiológica e da implementação de planos de saúde nacionais, regionais e locais”.

 

Categorias: Saúde   RedeMut

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações