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01 out 2020

Assembleia Geral aprovou Relatório e Contas de 2019

  • Assembleia Geral aprovou Relatório e Contas de 2019
  • Assembleia Geral aprovou Relatório e Contas de 2019

A Assembleia Geral da Casa da Imprensa aprovou por unanimidade o Relatório e Contas do exercício de 2019 apresentado pelo Conselho de Administração, em reunião que decorreu no dia 30 de setembro simultaneamente na sede, em Lisboa, e na Delegação do Porto.

Nos termos estatutários, a assembleia apreciou igualmente o parecer do Conselho Fiscal e o relatório de atividades do Conselho Geral, tendo debatido também a situação atual decorrente da crise sanitária, económica e social provocada pela pandemia de SARS-CoV-2 e as suas prováveis consequências a curto e médio prazo. No final do debate, foi aprovado um voto de louvor ao Conselho de Administração “pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos”.

O relatório de gestão regista um aumento de dois por cento do número de associados e o crescimento da atividade no que respeita aos objetivos principais da associação, nomeadamente nos serviços de Saúde, com um crescimento de cerca de seis por cento do número de atendimentos.

No plano financeiro, as duas modalidades de Saúde registaram resultados negativos pela primeira vez desde 2011 e o saldo anual das contas das modalidades mutualistas apresentava em 31 de dezembro um défice de 9100,11 euros”, numa despesa global superior a 737 mil euros.

No relatório, o Conselho de Administração justifica que, “conforme repetidos alertas feitos ao longo de mais de dois anos”, o atraso na revisão dos Estatutos e do Regulamento de Benefícios reduziu a margem para acomodar factos imprevistos e não recorrentes”, mas que efetivamente ocorreram em 2019.

Diferente foi o desempenho do conjunto dos fundos autónomos, com um resultado global positivo superior a 140 mil euros. O Fundo de Ação Social (FAS), o maior fundo sob gestão da Casa da Imprensa, financiou apoios sociais num valor superior a 250 mil euros e teve um resultado líquido positivo de 154 919,02 euros.

O Conselho de Administração salienta a importância da revisão dos Estatutos e do Regulamento de Benefícios, aprovada em Assembleia Geral em outubro de 2019, mas que aguardam ainda o registo da tutela para poderem entrar em vigor.

Os novos Estatutos, diz o Conselho de Administração, virão reforçar as regras de transparência e de responsabilização na vida associativa. Quanto ao novo Regulamento de Benefícios, alarga o leque de opções ao dispor dos associados para a proteção na saúde, cria a nova modalidade de Previdência-Reforma e “repõe o equilíbrio financeiro das modalidades”.

“A sua entrada em vigor, que se espera aconteça em breve, é uma forte razão para mantermos a confiança no futuro”, conclui.

De acordo com os Estatutos, a reunião da Assembleia devia ter-se realizado até 31 de março, mas foi adiada com a declaração do estado de contingência em todo o país a partir de 13 daquele mês, sendo o prazo legal prorrogado sucessivamente para 30 de junho e 30 de setembro.

 

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