06 out 2025
O Cinema Ideal acaba de anunciar o risco de encerramento devido à falta de apoio institucional para a substituição do projetor digital da sua sala em Lisboa.
De acordo com um comunicado da instituição, a candidatura feita ao ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) para apoio à substituição do equipamento de projeção foi contemplada apenas com uma verba simbólica, insuficiente para a renovação do sistema – o que põe em causa o funcionamento do Cinema Ideal.
O Cinema Ideal reabriu em Lisboa em 2014, depois de uma obra de grande fôlego, que implicou um investimento de meio milhão de euros, mais 120.000€ em equipamento cinematográfico, investimento feito na altura sem quaisquer apoios públicos.
Pouco depois dessa reabertura, o Ideal recebeu o Prémio AICA Arquitetura para o seu arquiteto José Neves; uma Menção Honrosa do Prémio Vasco Vilalva de recuperação do património, da Fundação Gulbenkian; em 2016, foi-lhe concedido o Prémio Empreendedor do Ano da associação Europa Cinema; e, 2014, na comemoração dos seus primeiros dez anos, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural, a única até agora entregue a uma entidade da área do cinema, pelo Ministério da Cultura.
Ao fim de 10 anos, o equipamento de projeção está em fim de vida útil e precisa de ser substituído. "Por isso, e na sequência de apoios excecionais semelhantes anteriormente concedidos a outros cinemas (Nimas e Trindade), o Ideal apresentou uma candidatura ao Programa AdHoc do ICA".
No entanto, "a decisão foi um corte muitíssimo significativo e um montante muito inferior ao concedido anteriormente, e que tinha sido concedido, não para equipamento cinematográfico, mas para trabalhos de reparações e construção civil".
Para a direção do Cinema Ideal, esta decisão traduz "uma mensagem muito clara por parte do ICA: que o cinema Ideal feche as suas portas."
O Cinema Ideal situa-se no n.º 15 da Rua do Loreto, em Lisboa, num edifício que é propriedade da Casa da Imprensa, que desde o início sempre acarinhou este projeto.
Categorias: Cultura