09 jun 2022
Conversas de jornalistas que noticiaram o 25 de Abril
Nos dias e nas horas que antecederam a noite de 24 para 25 de Abril, houve jornalistas que sabiam que alguma coisa estava para acontecer.
Em contacto com capitães, lançaram na Rádio as canções que davam o sinal para a saída das tropas. Outros houve que, nada sabendo antes, leram os comunicados anunciando a intenção libertadora do MFA. Muitos andaram na rua, em especial no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo, outros ficaram nas redações a aviar notícias e a paginar as várias edições de jornais do dia que valeu por séculos. Jornais que, pela primeira vez em 48 anos, não seriam visados por qualquer comissão de censura.
A dois anos da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e depois de o país ter vivido mais dias de Democracia do que de ditadura, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas decidiram convidar muitos desses jornalistas, testemunhas vivas daqueles acontecimentos memoráveis, a contar o que viveram. Com este objetivo, nas instalações da Casa da Imprensa, vai decorrer uma série de conversas sobre o Antes, o Durante e o Depois do dia 25 de Abril de 1974. As conversas serão gravadas, editadas, passadas a podcast, publicadas em livro a lançar no próximo Congresso dos Jornalistas.
A primeira conversa sobre os dias e os momentos que antecederam a histórica madrugada decorrerá na Casa da Imprensa, no próximo dia 20 de Junho, às 18 horas. Não podes não estar!
A MGEN apoia iniciativas culturais na Casa da Imprensa
Categorias: Casa da Imprensa Cultura