A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotícia Detalhe
HomeNotícia Detalhe
09 jun 2022

Conversas de jornalistas que noticiaram o 25 de Abril

Nos dias e nas horas que antecederam a noite de 24 para 25 de Abril, houve jornalistas que sabiam que alguma coisa estava para acontecer.

Em contacto com capitães, lançaram na Rádio as canções que davam o sinal para a saída das tropas. Outros houve que, nada sabendo antes, leram os comunicados anunciando a intenção libertadora do MFA. Muitos andaram na rua, em especial no Terreiro do Paço e no Largo do Carmo, outros ficaram nas redações a aviar notícias e a paginar as várias edições de jornais do dia que valeu por séculos. Jornais que, pela primeira vez em 48 anos, não seriam visados por qualquer comissão de censura. 

A dois anos da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e depois de o país ter vivido mais dias de Democracia do que de ditadura, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas decidiram convidar muitos desses jornalistas, testemunhas vivas daqueles acontecimentos memoráveis, a contar o que viveram. Com este objetivo, nas instalações da Casa da Imprensa, vai decorrer uma série de conversas sobre o Antes, o Durante e o Depois do dia 25 de Abril de 1974. As conversas serão gravadas, editadas, passadas a podcast, publicadas em livro a lançar no próximo Congresso dos Jornalistas.

A primeira conversa sobre os dias e os momentos que antecederam a histórica madrugada decorrerá na Casa da Imprensa, no próximo dia 20 de Junho, às 18 horas. Não podes não estar! 

A MGEN apoia iniciativas culturais na Casa da Imprensa

 

 

Categorias: Casa da Imprensa   Cultura  

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações