A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotícia Detalhe
HomeNotícia Detalhe
21 out 2020

Estudo sobre “consumos de performance”

Investigadores ligados ao ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ao Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz e ao Instituto de Sociologia da Universidade do Porto vão visitar o posto clínico da Casa da Imprensa, em Lisboa, para convidarem os utentes a participar num questionário sobre “Profissões de Elevada Pressão Social para o Desempenho e Uso de Medicamentos e Suplementos Alimentares”.

As visitas ocorrerão durante as próximas semanas e as respostas ao questionário são feitas no momento ou posteriormente, em qualquer caso online e sob anonimato, por quem voluntariamente aceite participar.

O questionário faz parte de um projeto de investigação financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia que está a ser realizado através daqueles institutos e destina-se exclusivamente à produção de conhecimento e à sua divulgação científica, com enfoque sobre contextos profissionais específicos, incluindo o jornalismo, e as novas pressões sociais para o desempenho.

O projeto de investigação (ConPerLit) visa três objetivos principais: conhecer o efeito dos contextos de trabalho na propagação do uso de medicamentos, suplementos alimentares e outros produtos naturais para a gestão e/ou melhoria do desempenho físico, intelectual e social (consumo de performance); caracterizar as principais componentes de pressão para o desempenho em grupos profissionais específicos, associados a contextos de trabalho de elevada pressão social; e avaliar a literacia medicamentosa junto de consumidores de produtos de performance em farmácias e lojas dietéticas.

O projeto é dirigido pela socióloga Noémia Lopes (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-IUL), que coordena uma equipa que integra os investigadores Ana Isabel Fernandes, Carlos Manuel Gonçalves, David Tavares, Carla Rodrigues, Catarina Egreja, Elsa Pegado, Hélder Raposo, Patrícia Hemenegildo e Sara Melo.

 

Categorias: Saúde  

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações