21 mar 2023
Exposição: A Insurreição do Gueto de Varsóvia
A Casa da Imprensa vai assinalar a chamada “Insurreição do Gueto de Varsóvia” com uma exposição em Lisboa, no dia 18 de abril.
A Insurreição do Gueto de Varsóvia foi um ato desesperado de resistência contra a ocupação alemã. Teve lugar em 1943, quando mais de 300 mil das 380 mil pessoas que habitavam no gueto já tinham sido levadas e mortas em Treblinka.
Alguns jovens habitantes do gueto sabiam o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando. O levantamento começou no dia 19 de abril de 1943. No dia 7 de maio desse ano, os alemães entraram no gueto e cercaram o bunker – no n.º 18 da rua Mila – onde se encontravam os dirigentes da revolta. Estes, sentindo-se encurralados, suicidaram-se.
É este acontecimento que vai ser assinalado com uma exposição na Casa da Imprensa, que abrirá no dia 18 de abril e estará patente até 19 de maio, e um ciclo de filmes no Cinema Ideal, entre 21 e 23 de abril.
A exposição, com o apoio da Lello Editores, do Museu de Varsóvia e da CML, é uma iniciativa conjunta de João Soares, Jorge Silva, José Manuel Saraiva e Manuela Rego – o mesmo grupo de pessoas (à exceção de João Paulo Cotrim, entretanto falecido) que organizou a “Quinzena Jean Moulin”, também na Casa da Imprensa, em Setembro/Outubro de 2021, a qual registou forte afluência de visitantes”.
Crédito da foto: domínio público, retirada de https://en.wikipedia.org/wiki/Warsaw_Ghetto_Uprising
Categorias: Cultura