31 ago 2022
Exposição "Colectiva 20 Estudantes do IPF"
Na sequência das ações de divulgação que tem realizado na última década para a promoção de fotojornalismo em Portugal (através de exposições, da edição de publicações ou da organização de debates), a Casa de Imprensa apresenta, em co-organização com a Associação CC11, a exposição de fotografia COLECTIVA de 20 Estudantes do IPF, com a curadoria dos professores Carla Fragata, José Carlos Carvalho e José Manuel Ribeiro.
Como descreve o texto de apresentação: “A diversidade dos seus olhares é tão ampla como as suas origens e percursos. Vieram do Brasil, da Alemanha, de Itália, do Algarve, de Leiria e do Porto, estudaram antes jornalismo, belas artes, cinema, direito, dança e no final dos seus estudos de fotografia no Instituto Português de Fotografia, uma vez mais juntaram-se neste projeto de uma exposição coletiva. Na mais antiga escola de fotografia em Portugal, renovaram a sua paixão e ambição e ensaiaram pedagogicamente o mundo ‘romântico’ do fotojornalismo.”
A visita à exposição é mais ampla que as fotografias aí expostas, pois através de hiperligações fornecidos pelos autores em códigos QR, podemos ter acesso aos projetos e portefólios de Alexandra Paramêrs, Gonçalo Rabiais, Joana Coelho, João G. Azevedo, João Vilaça, Luis Rossa, Magdalena Seidenspinner, Marco Soares, Francisca Leitão, Marta Diegues dos Santos, Pedro Nogueira, Pedro Antunes Figueira, Pedro Rosário Nunes, Raquel Martins, Rui Barroso, Rui Costa, Stefano Melis, Vanda Pereira e Vitória Moleirinho.
A exposição é inaugurada a 7 de Setembro, com a presença dos autores, e decorre até 7 de Outubro. No período em que a exposição está patente serão organizadas visitas comentadas, em datas a anunciar, e ainda um debate aberto ao público no seu último dia, onde se vão abordar as “Perspetivas do Fotojornalismo em Portugal”.
A MGEN apoia iniciativas culturais na Casa da Imprensa
Categorias: Cultura Fotografia