A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotícia Detalhe
HomeNotícia Detalhe
20 out 2021

Fotojornalismo: Prémio Estação Imagem 2021 na Casa da Imprensa

Os melhores trabalhos de fotografia distinguidos pelo Prémio Estação Imagem 2021, anunciados em junho passado em Coimbra, vão estar em exibição em Lisboa entre 21 de outubro e 25 de novembro – à semelhança do que tem acontecido desde 2015, quando a Casa da Imprensa copatrocinou este galardão pela primeira vez.

As fotografias que deram corpo aos trabalhos vencedores das diversas categorias desta 12.ª edição do Prémio vão poder ser vistas no Salão Nobre da Casa da Imprensa, na rua da Horta Seca, em Lisboa, entre segunda e sexta-feira, das 14:30 às 19:30. A entrada é livre.

“Regenesis” é o título da reportagem do fotojornalista Gonçalo Delgado, que venceu o Prémio Estação Imagem 2021. Trata-se de um trabalho, realizado em plena pandemia e que registou, em imagens a preto-e-branco, o “esforço hercúleo [dos] profissionais de saúde que a cada dia dão o peito à batalha mais desigual que já vivemos no nosso país”.

Já na categoria Fotografia do Ano, o vencedor foi Brais Lorenzo Couto, num trabalho intitulado “Aniversário” e também ele marcado pela pandemia: o instantâneo da celebração do 98.º aniversário de Elena Pérez, utente do lar de idosos San Carlos de Celanova na Galiza (Espanha), duas semanas depois de ter recuperado da infeção por coronavírus.

Nas restantes cinco categorias, o júri internacional – constituído pelo dinamarquês Thomas Borberg (presidente), Jodi Bieber, Fabio Bucciarelli, Aïda Muleneh, Muhammed Muheisen e Pierre Fernandez – premiou João Porfírio (categoria Notícias), Ana Brígida (Assuntos Contemporâneos), Tiago Fonseca (Vida Quotidiana) e Leonel de Castro (Série de Retratos),

Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a Nuno André Ferreira (Fotografia do Ano), José Fernandes (Assuntos Contemporâneos), Francisco Romão Pereira (Vida Quotidiana), Pedro Gomes Almeida e Paulo Nunes dos Santos (Série de Retratos).

O Prémio Estação Imagem, promovido pela associação cultural do mesmo nome, é o único prémio internacional de fotojornalismo organizado em Portugal.


Crédito da foto: Gonçalo Delgado

 

Categorias: Cultura   Fotografia  

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações