A abrir.
Por favor aguarde.

Notícias

HomeNotícia Detalhe
HomeNotícia Detalhe
02 out 2020

Fotos do Prémio Estação Imagem 2020 na Casa da Imprensa

Os melhores trabalhos de fotografia distinguidos pelo Prémio Estação Imagem de 2020, anunciados em julho passado em Coimbra, vão estar expostos entre 6 de outubro e 6 de novembro na Casa da Imprensa, à semelhança do que tem acontecido desde 2015, ano em que a associação mutualista dos jornalistas portugueses copatrocinou pela primeira vez este galardão.

O Prémio Estação Imagem, promovido pela associação cultural do mesmo nome, é o único prémio internacional de fotojornalismo organizado em Portugal.

No Salão Nobre da Casa da Imprensa, na rua da Horta Seca, em Lisboa, vão poder ser vistos entre segunda e sexta-feira, das 14:30 às 19:30, 73 fotografias que deram corpo aos trabalhos vencedores das diversas categorias desta 11.ª edição do Prémio.

Abandonando o sonho venezuelano é o título da reportagem do fotojornalista José Sarmento Matos, que venceu o Prémio Estação Imagem 2020. O trabalho “conta a história de uma família luso-venezuelana e a sua migração de regresso a Portugal”, em fuga da crise humanitária na Venezuela – onde vivem meio milhão de portugueses e lusodescendentes –, e o recomeço da sua vida no país de origem.

Já na categoria Fotografia do Ano, o vencedor foi Leonel de Castro, fotojornalista da Global Imagens, com uma imagem obtida durante uma reportagem na cidade da Beira, em Moçambique, na sequência da destruição provocada pelo furacão Idai.

Leonel de Castro venceu também na categoria Assuntos Contemporâneos e recebeu uma menção honrosa na categoria Vida Quotidiana, cujo prémio foi atribuído a Gonçalo Fonseca.

Nas restantes cinco categorias, o júri internacional – constituído pelo francês Patrick Chauvel (presidente), o português João Silva, o brasileiro Felipe Dana e o sul-africano Brent Stirton – premiou os fotojornalistas Rui Duarte Silva (Notícias), Ana Brígida (Artes e Espetáculos), Carlos Folgoso Sueiro (Ambiente), António Pedro Santos (Série de Retratos) e Rodrigo Antunes (Desporto).

Outras menções honrosas foram ainda atribuídas nas categorias de Fotografia do Ano (Ana Brígida), Notícias (João Porfírio) e Assuntos Contemporâneos (Sebastião Almeida).

Venceram as anteriores edições os fotojornalistas Paulo Pimenta (2010), Nelson D’Aires (2011), António Pedrosa (2012), Bruno Simões Castanheira (2013 e 2015), Mário Cruz (2014 e 2016), João Carvalho Pina (2017), Patrícia Melo Moreira (2018) e Leonel Castro (2019).

A entrada na exposição é livre, mas a admissão é condicionada pelas limitações decorrentes do estado de contingência sanitária no país.

 

Categorias: Cultura   Fotografia  

Contacte-nos:
geral@casadaimprensa.pt

21 342 02 77/78 (Lisboa)*    22 510 5310 (Porto)*

*chamada para a rede fixa nacional

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações