26 dez 2023
Há 20 anos, a baixa literacia em saúde nos EUA teve um custo estimado em 73 mil milhões de dólares, de acordo com um estudo realizado pela American Medical Association. Uma baixa literacia conduz a maior utilização dos serviços de emergência, mais internamentos, menos adesão aos tratamentos, menor utilização dos serviços preventivos e, consequentemente, a custos mais elevados com a saúde.
Noutro estudo, datado de 2011, estimou-se que o tempo de duplicação do conhecimento médico em 1950 era 50 anos; em 1980 de 7 anos; e em 2010 de 3,5 anos, tendo o autor projetado que em 2020 seria de apenas 73 dias, sendo tremendo o esforço exigido aos médicos para atualizarem os seus conhecimentos.
Para o cidadão comum é impossível acompanhar essa evolução, sendo que as redes sociais só agravam a desinformação reinante, tendente a agravar práticas sem qualquer base científica.
Existe em Portugal, desde 2018, um programa global de educação para a saúde (Choosing Wisely Portugal), lançado nos EUA em 2012 e replicado em diversos países, o qual foi reconhecido e promovido pela Ordem dos Médicos, com base nas recomendações efetuadas pelos diversos Colégios da Especialidade.
O programa tem como objetivo promover escolhas em saúde baseadas na melhor evidência científica e reduzir o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia comprovada e/ou com uma relação custo-benefício desfavorável.
A ideia subjacente à iniciativa Choosing Wisely (Escolhas Informadas) é, assim, promover a medicina personalizada, onde as decisões são adaptadas às necessidades e sensibilidades individuais dos pacientes, bem como às melhores práticas médicas. E ajudar a consciencializar doentes e médicos sobre as escolhas disponíveis e a importância de discutir os riscos e benefícios de tratamentos específicos.
Cidadãos melhor informados sobre saúde serão necessariamente cidadãos mais capazes de tomar decisões acertadas, contribuindo não só para melhores resultados em saúde como também para poupanças a todos os níveis
Aconselha-se a consulta, em qualquer situação, do programa “Choosing Wisely”, que contempla aconselhamentos em quase duas centenas de situações.
Categorias: Saúde