03 fev 2021
Plano de Contingência Covid-19: consultas presenciais só com marcação prévia
Tendo em conta as restrições legais do estado de emergência motivado pela pandemia de Covid-19 e as recomendações das autoridades de saúde, está suspenso o atendimento presencial na Casa da Imprensa para questões administrativas, mas mantêm-se as consultas médicas, quer na sede, em Lisboa, quer na Delegação do Porto.
As consultas presenciais, porém, são condicionadas a marcação prévia, podendo eventualmente ser objeto de triagem pelo médico assistente e substituídas por atendimento não presencial.
De acordo com as orientações das autoridades de saúde, não devem ser marcadas consultas – nem estas se realizarão – nos casos com sintomatologia associada à pandemia de Covid-19 (febre, tosse, dificuldades respiratórias, etc). Também não se realizam consultas quando houver obrigação de confinamento ou recomendação de isolamento profilático, nomeadamente por infeção ou contacto relevante com pessoas infetadas. Nestes casos, o procedimento recomendado é o recurso à linha SNS24, pelo telefone 808 24 24 24.
A marcação de consultas faz-se exclusivamente por telefone ou e-mail, para os contactos habituais, quer na Sede, em Lisboa, quer na Delegação do Porto.
Na entrada e durante a permanência nas instalações da Casa da Imprensa é obrigatório o uso de máscara. À entrada, são obrigatórias também a medição da temperatura corporal e a desinfeção das mãos. A todos os visitantes recomenda-se que se apresentem sem acompanhantes (exceto para dependentes ou menores) e com uma antecedência não superior a 10 minutos relativamente à hora marcada.
A Casa da Imprensa adotou todas as recomendações das autoridades de saúde aplicáveis relativamente à higienização das instalações, equipamentos de proteção individual, organização de espaços (para garantir as condições necessárias ao distanciamento físico) e procedimentos para o atendimento dos visitantes.
É recomendado que, para qualquer assunto, sempre que possível, à partida seja considerada a alternativa do contacto não presencial, como é prática comum há muitos anos e se verifica mais frequentemente desde que foi declarada a pandemia de Covd-19.
Além dos serviços próprios da Casa da Imprensa, estão disponíveis também a generalidade dos prestadores de cuidados de saúde convencionados, quer os que têm convénios diretos com a nossa associação, quer os que integram a Rede Médica Nacional da Advancecare. O mesmo acontece com os serviços clínicos das associações que, tal como a Casa da Imprensa, integram a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM/RedeMut).
Estão disponíveis também os serviços de Assistência Médica Noturna e as consultas domiciliárias no âmbito da APM/RedeMut e da Rede Advancecare, dos quais beneficiam os associados da Casa da Imprensa (no primeiro caso, mediante subscrição prévia gratuita e no segundo abrangendo todos os associados).
A Noticiaria, o cowork da Casa da Imprensa, continua encerrada até aviso em contrário.
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