23 set 2022
Prémio Estação Imagem 2022
Adra Pallón, fotojornalista galego que este ano cobriu diversos incêndios em Portugal e em Espanha, foi o vencedor da edição 2022 (a 13.ª) do Prémio Estação Imagem, que anualmente distingue os melhores trabalhos de fotojornalismo do ano e é um dos maiores prémios do género na Península Ibérica. O seu trabalho, intitulado “Lume e Cinza”, inclui 10 fotos obtidas durante os grandes incêndios florestais de 2022.
Rui Duarte Silva, do Expresso, ganhou o prémio na categoria Notícias com a sua reportagem no teatro de guerra na Ucrânia, intitulado “Ucrânia: Marcas da Guerra”.
O júri do prémio distinguiu também os fotojornalistas Leonel de Castro (Assuntos Contemporâneos), José Sarmento Matos (Vida Quotidiana), Brais Lourenço Couto (Ambiente), Alex Paganelli (Retratos) e David Tiago (Desporto). Foram atribuídas ainda menções honrosas a Adra Pallón (Assuntos Contemporâneos) e Brais Lorenzo Couto (Vida Quotidiana).
As imagens galardoadas podem ser vistas no website oficial Estação Imagem e estarão também patentes até 6 de novembro, em Coimbra.
Categorias: Fotografia Prémios