A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotíciasNotícia Detalhe
HomeNotíciasNotícia Detalhe
19 set 2019

Prémio Estação Imagem 2019: as melhores fotos do ano expostas na Casa da Imprensa até 10 de outubro

O Salão Nobre da Casa da Imprensa acolhe, até 10 de outubro, a exposição com os trabalhos distinguidos na edição deste ano do Prémio Estação Imagem. A exposição reúne 73 fotografias de 13 jornalistas e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 14:30 às 19:30 horas.

A exposição foi aberta ao público no dia 19 de setembro, integrando-se na iniciativa Bairro das Artes, a rentrée cultural da sétima colina de Lisboa, com cerca de 40 eventos a decorrer simultaneamente em 35 espaços culturais.

O Prémio Estação Imagem 2019 para a melhor reportagem foi atribuído a Leonel de Castro, repórter da Global Notícias (Jornal de Notícias, Diário de Notícias e O Jogo), que é também o autor da Foto do Ano, segundo a escolha de um júri internacional.

O Prémio, que vai na sua 10ª edição, é o mais importante galardão para distinguir trabalhos de fotojornalismo em Portugal e é promovido pela Estação Imagem, uma associação cultural sem fins lucrativos.

A Casa da Imprensa é copatrocinadora do Prémio desde 2015 e acolhe as respetivas exposições na sua sede, em Lisboa.

A escolha dos jurados, este ano, foi para uma fotorreportagem que expõe o drama dos cuidadores e a que o autor deu o título Almas.

Portugal, onde há cerca de 800 mil cuidadores informais, era, até há bem pouco tempo, dos poucos países da União Europeia onde o seu estatuto não estava oficialmente reconhecido. “São histórias de dedicação, entrega e amor onde a total necessidade de uns obriga à total entrega de outros”, como afirma o autor e como de forma impressiva mostram as suas imagens.

É de entre todas as fotorreportagens que se candidatam nas dez diferentes categorias que o júri de quatro elementos escolhe o prémio principal. Nesta edição foram submetidas a concurso perto de 400 reportagens, às quais se juntaram mais de cem candidaturas para a Fotografia do Ano e várias dezenas para a Bolsa Estação Imagem.

Tal como Leonel de Castro, o fotojornalista Octávio Passos (freelancer) teve também dois trabalhos premiados, nas categorias de Desporto e de Artes e Espetáculos.

Rodrigo Cabrita (Assuntos Contemporâneos), Mário Cruz (Ambiente), João Porfírio (Notícias), Ricardo Lopes (Série de Retratos), Arlindo Camacho (Vida Quotidiana) e Rui M. Oliveira (Prémio Europa) foram os vencedores nas restantes categorias, enquanto Gonçalo Fonseca, Tono Arias, Eduardo Leal, Óscar Corral e Gonçalo Lobo Pinheiro foram galardoados com menções honrosas.

O prémio Estação Imagem tem sempre um júri internacional. O francês Stéphane Arnaud, editor-chefe de Fotografia Internacional da agência France Presse (AFF), foi o presidente do júri este ano, tendo feito equipa com George Steinmetz, fotógrafo que trabalha para a National Geographic e a Geo, Michael Kamber, diretor do Bronx Documentary Center, e Darrin Zammit Lupi, colaborador da Reuters.

A Câmara Municipal de Coimbra é agora a principal patrocinadora e coorganizadora do Prémio. Além da Casa da Imprensa, são também copatrocinadores a Comissão Europeia, a Fundação Joana Vasconcelos, o Banco Santander e o Turismo do Centro.

Venceram as anteriores edições os fotojornalistas Paulo Pimenta (2010), Nelson D’Aires (2011), António Pedrosa (2012), Bruno Simões Castanheira (2013 e 2015), Mário Cruz (2014 e 2016), João Carvalho Pina (2017) e Patrícia Melo Moreira (2018).

 

Categorias: Fotografia Prémios Cultura Casa da Imprensa

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações