A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotíciasNotícia Detalhe
HomeNotíciasNotícia Detalhe

Leonel de Castro vence Prémio Estação Imagem 2019



O fotojornalista Leonel de Castro foi o vencedor da edição de 2019 do Prémio Estação Imagem. Além da melhor reportagem, o fotojornalista da Global Notícias (Jornal de Notícias, Diário de Notícias e O Jogo) é também o autor da Foto do Ano, segundo a escolha de um júri internacional.

O Prémio, que vai na sua 10ª edição, é o mais importante galardão para distinguir trabalhos de fotojornalismo em Portugal e é promovido pela Estação Imagem, uma associação cultural sem fins lucrativos.

A Casa da Imprensa é copatrocinadora do Prémio e acolhe as respetivas exposições na sua sede, em Lisboa. A exposição deste ano, que será inaugurada em Coimbra no final de junho, estará patente na Casa da Imprensa em setembro.

A escolha dos jurados, este ano, foi para uma fotorreportagem que expõe o drama dos cuidadores e a que o autor deu o título Almas.

Portugal, onde há cerca de 800 mil cuidadores informais, é dos poucos países da União Europeia onde o seu estatuto não está oficialmente reconhecido. “São histórias de dedicação, entrega e amor onde a total necessidade de uns obriga à total entrega de outros”, como afirma o autor e como de forma impressiva mostram as suas imagens.

É de entre todas as fotorreportagens que se candidatam nas dez diferentes categorias que o júri de quatro elementos escolhe o prémio principal. Nesta edição foram submetidas a concurso perto de 400 reportagens, às quais se juntaram mais de cem candidaturas para Fotografia do Ano e várias dezenas para a Bolsa Estação Imagem.

O fotojornalista Octávio Passos (freelancer) teve também dois trabalhos premiados, nas categorias de Desporto e de Artes e Espetáculos.

Rodrigo Cabrita (Assuntos Contemporâneos), Mário Cruz (Ambiente), João Porfírio (Notícias), Ricardo Lopes (Série de Retratos), Arlindo Camacho (Vida Quotidiana) e Rui M. Oliveira (Prémio Europa) foram os vencedores nas restantes categorias, enquanto Gonçalo Fonseca, Tono Arias, Eduardo Leal, Óscar Corral e Gonçalo Lobo Pinheiro foram galardoados com menções honrosas.

A Bolsa, para um trabalho a ser apresentado em livro e numa exposição na próxima edição do festival, foi atribuída ao projeto In Land, apresentado por Ana Brígida.

O prémio Estação Imagem tem sempre um júri internacional. O francês Stéphane Arnaud, editor-chefe de Fotografia Internacional da agência France Presse (AFF), foi o presidente do júri este ano, tendo feito equipa com George Steinmetz, fotógrafo que trabalha para a National Geographic e a Geo, Michael Kamber, diretor do Bronx Documentary Center, e Darrin Zammit Lupi, colaborador da Reuters.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 27 de abril, no Convento de S. Francisco, em Coimbra, no âmbito de um Festival de Fotojornalismo que se prolonga até ao final de julho, em diversos monumentos e espaços culturais da cidade, e em cujo programa se incluem projeções de cinema, conferências, workshops, debates, exposições e visitas guiadas.

A Câmara Municipal de Coimbra é agora a principal patrocinadora e coorganizadora do Prémio. Além da Casa da Imprensa, são também copatrocinadores a Comissão Europeia, a Fundação Joana Vasconcelos, o Banco Santander e o Turismo do Centro.

Dedicado ao fotojornalismo, o Prémio Estação Imagem é não só único na Península Ibérica como um dos raros que se realizam em todo o mundo focados na reportagem fotojornalística. Com direção de Luís Vasconcelos e coordenação de Bruno Portela, é destinado a fotojornalistas de Portugal, dos PALOP e da Galiza, bem como estrangeiros que trabalhem nestes territórios.

Venceram as anteriores edições os fotojornalistas Paulo Pimenta (2010), Nelson D’Aires (2011), António Pedrosa (2012), Bruno Simões Castanheira (2013 e 2015), Mário Cruz (2014 e 2016), João Carvalho Pina (2017) e Patrícia Melo Moreira (2018).

 

27 abr, 19

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações