22 mai 2020
Reaberta a marcação de consultas presenciais
É retomado a partir de segunda-feira, 25 de maio, o atendimento presencial na Casa da Imprensa, incluindo as consultas médicas. Manter-se-ão, porém, algumas restrições, atendendo à situação de calamidade causada pela pandemia de Covid-19 e as recomendações das autoridades de Saúde.
As consultas presenciais são condicionadas a marcação prévia com o mínimo de um dia de antecedência relativamente aos horários anunciados, podendo eventualmente ser objeto de triagem através de contacto telefónico realizado pelo médico.
De acordo com as orientações das autoridades de saúde, não devem ser marcadas consultas – nem estas se realizarão – nos casos com sintomatologia associada à pandemia de Covid-19 (febre, tosse, dificuldades respiratórias, etc.), nem quando houver recomendação de isolamento ou contacto próximo com pessoas contaminados com o novo coronavírus. Nestes casos, o procedimento recomendado é o recurso à linha SNS24, pelo telefone 808 24 24 24.
Até nova informação, não serão aceites marcações para as especialidades de Medicina Interna e Nutricionismo, na sede, em Lisboa. Na Delegação do Porto, as consultas de Clínica Geral realizam-se apenas à quinta-feira.
Seja para consultas médicas ou para o atendimento administrativo e nos Serviços Sociais, na entrada e durante a permanência nas instalações é obrigatório o uso de máscara. A todos os visitantes recomenda-se que se que apresentem sem acompanhantes (com exceção de dependentes ou menores) e com uma antecedência não superior a 10 minutos relativamente à hora marcada.
A Casa da Imprensa adotou todas as recomendações das autoridades de saúde aplicáveis relativamente à higienização das instalações, equipamentos de proteção individual, organização de espaços (para garantir as condições necessárias ao distanciamento físico) e procedimentos para o atendimento dos visitantes.
Remenda-se no entanto que, sempre que possível, seja considerada a alternativa do contacto não presencial, como é prática comum há muitos anos e se verificou especialmente desde a declaração da situação de calamidade e durante o período em que vigorou o estado de emergência, com a realização um elevado número de teleconsultas.
Além dos serviços próprio da Casa da Imprensa, voltam a estar disponíveis também, em número crescente, muitos dos prestadores de cuidados de saúde convencionados, quer os que têm convénios diretos com a nossa associação, quer os que integram a Rede Médica Nacional da Advancecare. O mesmo acontece com os serviços clínicos das associações que, tal como a Casa da Imprensa, integram a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM/RedeMut).
Já estão plenamente disponíveis também os serviços de Assistência Médica Noturna e as consultas domiciliárias garantidos pela APM/RedeMut e pela Rede Advancecare e de que beneficiam os associados da Casa da Imprensa (no primeiro caso, sujeito a subscrição prévia gratuita e no segundo abrangendo todos os associados).
A marcação de entrevistas presenciais nos Serviços sociais, na sede e na Delegação do Porto, será também retomada no dia 25 de maio.
A Noticiaria, o cowork da Casa da Imprensa, continua encerrada até aviso em contrário.
Categorias: Casa da Imprensa Saúde