A abrir.
Por favor aguarde.

21 342 02 77/78

geral@casadaimprensa.pt

Notícias

HomeNotícia Detalhe
HomeNotícia Detalhe
17 jan 2020

Segunda mostra de cinema Casa da Imprensa | Ideal abre com antestreia de “J’Accuse”

A segunda edição da mostra de cinema promovida pela Casa da Imprensa e pelo Cinema Ideal arranca no dia 29 de janeiro com a antestreia do filme J’Accuse – O Oficial e o Espião, de Roman Polanski.

Depois de uma primeira edição, em 2018, que incluiu a antestreia de um filme que ligava imprensa e o cinema (Mais um Dia de Vida, sobre o trabalho de um repórter de guerra no meio da guerra civil em Angola), esta segunda edição abre com a antestreia daquele que será um dos grandes acontecimentos cinematográficos do ano: J’Accuse – O Oficial e o Espião de Roman Polanski.

A temática do filme enquadra-se de forma perfeita no tema da mostra deste ano (Séc. XX – Guerra História Memória), ao mesmo tempo que aborda temas relacionados com a imprensa e o jornalismo, uma vez que tem como ponto de partida o chamado “caso Dreyfus”, com a publicação da acusação de Émile Zola no jornal L’Aurore, e que só anos depois, já em pleno século XX, viria a ter o seu desenlace.

Sinal mais gritante do antissemitismo e da intolerância que viriam a marcar o século XX, o filme lança o restante programa desta segunda mostra, que contará com mais cinco antestreias e dois grandes clássicos, que ajudarão a percorrer as histórias dos grandes conflitos que atravessaram o século XX, e a memória que delas ficou.

Outra dessas antestreias é o documentário de Peter Jackson They Will Not Grow Old (Eles Não Envelhecerão), que recupera imagens de arquivo da Primeira Guerra Mundial e, com a ajuda de um precioso trabalho de restauro, colorização e sonorização, lhes dá uma nova vida.

Do programa faz ainda parte um dos primeiros filmes de Stanley Kubrick, Horizontes de Glória (Paths of Glory), de 1956, que aborda um dos episódios mais trágicos da Primeira Guerra Mundial e é um notável libelo antimilitarista cada vez mais atual.
A segunda edição da mostra de cinema Casa da Imprensa | Ideal começa no dia 29 de janeiro e termina no dia 4 fevereiro. As sessões são realizadas diariamente às 18:45 e o preço dos bilhetes é de 3,50€. No domingo, dia 2 de fevereiro, haverá uma projeção especial do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin, às 11:00 e com bilhetes a 2,5€.

Clique aqui para aceder ao programa completo.

É associado(a) da Casa da Imprensa? Clique aqui para saber como obter entradas gratuitas.

 

Categorias: Casa da Imprensa  

Contacte-nos:
21 342 02 77/78 (Lisboa)    22 510 5310 (Porto)    geral@casadaimprensa.pt

Casa da Imprensa Logo

Quero ser associado


Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares. Veja as vantagens. Pode aderir aqui.
Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos de navegação.
Se continuar a navegar consideramos que aceita o uso de cookies. OK | Mais Informações